fbpx

Olá, concurseiro!

Hoje temos uma dica bem legal para você que tem dificuldade de acompanhar a evolução do seu estudo.

Quando o edital do seu concurso sair ou até mesmo na sua preparação pré-edital, é interessante verticalizar o conteúdo para facilitar a leitura e o entendimento dos tópicos do edital.

Além disso, a partir da verticalização do conteúdo, é possível criar uma planilha de controle de desempenho a fim de acompanhar a sua evolução tópico a tópico.

Com isso, você conseguirá fortalecer os seus pontos fracos e homogeneizar o seu nível de conhecimento, pois uma prova possui questões fáceis, médias e difíceis.

Como verticalizar seu edital

Edital Esquematizado, Edital Verticalizado, Edital Personalizado, chame-o da forma que quiser.

O importante é saber que, conhecendo de verdade o conteúdo programático do seu concurso, a preparação ficará muito mais fácil e organizada.

Para te ajudar nesse processo, iremos abordar a seguir o passo a passo de como verticalizar o edital.

1º Passo – Crie uma tabela no Word ou Excel

O primeiro passo é utilizar uma ferramenta para construção de uma tabela. Ao invés de deixar em texto corrido, separar por temas e subtemas, abusar das siglas e abreviações, o que vai ser muito útil na hora de se planejar.

As ferramentas mais comuns são o Excel e o Word, mas há no mercado diversas outras para construção de uma tabela.

2º Passo – Preencha cada linha da tabela com um ponto do edital

As linhas serão preenchidas por cada ponto do edital. Aqui você pode juntar dois ou mais pontos em uma mesma linha, caso tenha certeza de que são assuntos correlatos, que não podem ser cobrados ou estudados separadamente.

3º Passo (opcional) – Crie colunas para determinar o ponto de partida e sua evolução em cada ponto do edital

Essa etapa é opcional. Você pode montar o seu edital até a etapa anterior, somente verticalizando-o, ou pode personalizá-lo com colunas que irão conter dados para visualização rápida e irão facilitar o controle de todo o conteúdo.

Sugestões de colunas: Conteúdo, Exercícios (Certos, Total), Revisões, Tempo na matéria etc.

Aqui vai mais uma dica: a quantidade de itens que farão parte das colunas vai depender muito da sua disponibilidade de tempo até a sua prova. Assim, se ainda não há previsão de publicação do edital, você poderá criar mais colunas, por exemplo, adicionando mais revisões. Por outro lado, caso lhe reste apenas um mês, terá que ser realista e tentar priorizar os assuntos mais importantes ou menos conhecidos.

Se mesmo com essas dicas você tiver muita dificuldade no pacote office, temos ainda mais 2 soluções:

→ O site Meu Organizado faz a verticalização do edital para você; e

→ Podemos disponibilizar nossa planilha de controle de desempenho (imagem anterior) via Inbox no Instagram: @mapaspro ou pelo e-mail: atendimento@mapaspro.com.br para facilitar os seus estudos. 😊

Por fim, o nosso conselho é: Não tenha medo do tamanho do edital, não se boicote deixando de analisar cada item, pensando que, assim, irá mais confiante.

O edital não é o seu inimigo e sim a forma de delimitar o que poderá ser cobrado.

Então, acredite nessa ferramenta! Você não vai se arrepender!

Vale a pena a leitura de outro artigo do nosso Blog que vai lhe auxiliar a aumentar o seu rendimento no mundo dos concursos: Estudando para concursos, por onde começar?

Até a próxima,

Equipe MapasPro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *