Olá, concurseiro!
Hoje entenderemos do que se trata a Pirâmide do Aprendizado e como você pode se beneficiar dela para tornar os seus estudos mais eficientes.
Veremos como ela o ajudará a fortalecer os conteúdos do seu edital em sua memória.
A Teoria da Pirâmide de Aprendizado foi um dos estudos feitos pelo psiquiatra norte americano William Glasser, que questionava o fato do estudante ser um agente passivo no processo de aprendizagem.
O estudo comprovou que quanto mais ativo é o método de aprendizado, maior é a porcentagem do conteúdo assimilado pelo nosso cérebro.
Como funciona a Pirâmide do Aprendizado?
A pirâmide do aprendizado é dividida da seguinte forma:

1. Ler – 10%
No topo da pirâmide do aprendizado, com 10% de retenção do que foi estudado, “apenas ler” foi elencado como um dos métodos mais ineficientes para se aprender.
2. Escutar – 20%
Em segundo lugar, com 20% de retenção, está o método focado em ouvir o conteúdo a ser estudado. Por isso, esse método é mais eficaz para quem se identifica com técnicas de aprendizagem auditivas.
3. Ver – 30%
Quando você vê imagens associadas ao conteúdo que está estudando, consegue memorizar cerca de 30% do conteúdo. Isso nos mostra o por que que a maioria das pessoas sente mais facilidade ao estudar um PDF que contém figuras explicativas, mapas mentais ou resumos esquematizados.
4. Ver e Escutar – 50%
Com uma retenção de metade do que foi estudado, ao associar imagens à áudios sobre o assunto, o desempenho do estudo já apresenta uma melhora significativa. Embora 50% possa não parecer muita coisa, esse estágio da pirâmide é o mais comum das pessoas atingirem.
5. Conversar, Perguntar, Repetir, Numerar, Reproduzir, Definir e Debater – 70%
A pirâmide nos mostra que retemos cerca de 70% do assunto quando o discutimos com outra pessoa. Essa discussão pode ser feita por meio de conversas com outros alunos, perguntas no fórum de dúvidas, repetição imediata do que lhe é ensinado, debates, análise crítica dos assuntos abordados etc.
6. Praticar – 80%
Com uma taxa de retenção de 80% do que foi estudado, praticar é fundamental para uma boa rotina de estudos. Essa prática pode ser feita por meio da resolução de questões.
Sugestões de sites para resoluções de questões: Tecconcuros, Qconcursos e Estratégia Questões).
7. Ensinar ao outros – 95%
Por fim, com a maior retenção dentre os tipos de técnicas está o aprendizado por meio do ensino. Segundo a teoria da pirâmide de aprendizagem, quando ensinamos ao outro retemos cerca de 95% do assunto, por isso essa é a melhor maneira de se aprender.
Se você quer começar a aplicar a teoria da Pirâmide do Aprendizado na sua vida, mas não sabe por onde ou como começar, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo:
→ Mapas Mentais e Resumos Esquematizados
A manutenção do conhecimento adquirido é essencial no mundo dos concursos públicos, já que estamos falando de um projeto de médio/longo prazo.
Existem diversas metodologias e periodicidades de revisão. Este é o momento em que os mapas mentais e os resumos esquematizados se destacam, por serem ferramentas simples, esquematizadas, eficientes e que se utilizam de diversos artifícios para ativar a memória (cores, imagens, números etc.).
Por meio deles, é possível realizar revisões de forma mais rápida, sem deixar de relembrar pontos importantes da matéria.
→ Tem dúvidas sobre como utilizá-los da melhor forma possível para atingir um bom desempenho nos estudos? Leia mais sobre o assunto aqui!
→ Estudar com os amigos/ Grupos de estudo
Ao contrário do que muitos pensam, estudar não precisa ser necessariamente um ato solitário. Pode ser uma boa ideia reunir os amigos que estão estudando para o mesmo concurso que você, ainda que apenas online, para trocar conhecimentos.
→ Ensinar para si em voz alta
Caso não tenha ninguém com tempo ou disposição para ouvir suas explicações, fale consigo mesmo. Ouvir a sua própria explicação em voz alta e se ver obrigado a colocar os assuntos em palavras ajudará você mesmo a enxergar seu entendimento e compreensão da matéria.
Vamos colocar em prática?
Ao entender a teoria da pirâmide de aprendizagem, todas as pessoas podem obter conhecimento de maneira mais ativa e assim absorver melhor o conteúdo que desejam aprender.
Independentemente das porcentagens apresentadas, é possível afirmar que quanto mais nos relacionamos ativamente com o conhecimento, maior é a informação assimilada.
Esperamos que, com essas dicas e com nossos mapas mentais e resumos esquematizados à sua disposição, seu estudo fique cada vez mais produtivo.
Até a próxima,
Equipe MapasPro.