fbpx

Olá, concurseiro!

Muita gente não dá a devida importância à alimentação durante a preparação para concursos.

Porém, a sua alimentação tem um impacto muito grande nos seus estudos.

Na véspera e no dia da prova, além de fazer uma breve revisão do conteúdo com os mapas mentais (leia mais sobre o assunto, aqui), os alimentos e as bebidas ingeridas são muito importantes, pois a ansiedade e o nervosismo (com aquele excesso de chocolate), podem colocar todo o sonho em risco.

A seguir, listamos dicas importantes dos alimentos que você deve evitar, aqueles que deve ter cautela, além de algumas sugestões do que consumir e do que levar no dia da sua prova.

O que evitar

Não é a hora e nem o dia de encher a barriga com besteiras.

Evite alimentos ricos em sódio: o sódio é bastante conhecido pelo processo de retenção de líquidos, causando sede excessiva.

Portanto, nada de macarrão instantâneo, presunto e embutidos em geral, queijos como o cheddar e o parmesão e fast foods.

Balas e chicletes também devem ser evitados, pois possuem açúcares refinados que são prejudiciais e podem provocar desequilíbrio na glicemia, levando a chamada hipoglicemia de rebote.

Essa condição pode promover a fadiga e a baixa concentração, podendo prejudicar o desempenho do estudante.

Álcool: as bebidas alcoólicas costumam causar tontura e dor de cabeça e, também, o velho e conhecido efeito da “ressaca”.

Além disso, muitas bebidas são diuréticas, aumentando a produção de urina. Durante a prova, esse seria um grande prejuízo, pois o candidato teria que se deslocar várias vezes para ir ao banheiro, trazendo problemas no desempenho e concentração no exame.

O que consumir com cautela

→ Chocolate, bebidas energéticas e café.

O açúcar é o principal combustível usado pelo cérebro, mas é necessário saber qual o melhor tipo e a melhor quantidade.

Consumir muito açúcar “simples” significa aumentar a quantidade deste nutriente no sangue.

O excesso se transforma em gordura abdominal e vai produzir hiperatividade e dificuldade de concentração.

Então, para balancear de forma ideal os açúcares no sangue é necessário fazer o consumo de alimentos com baixo Índice glicêmico, ou seja, alimentos que aumentem o açúcar no sangue de forma gradual.

O chocolate, se consumido com moderação, também é um grande aliado, mas atenção: apenas uma barrinha de chocolate amargo ou 70% cacau. Mais que isso pode causar mal-estar.

Os energéticos não são muito recomendados, pois mantém o estado de alerta temporariamente. Quando o efeito da bebida passa, aumenta a sensação de cansaço.

Se ainda assim você prefere ingeri-los, consuma os estimulantes naturais à base de ginseng, guaraná ou gengibre, que não são tão agressivos.

O tradicional “cafézinho” pode ser mantido, desde que a pessoa já seja habituada e, mesmo assim, sem exageros já que o excesso, pode causar efeitos como dores de cabeça e nervosismo.

O que consumir

No dia da prova é importante pensar em alimentos que vão ajudá-lo a manter a concentração, energia e funcionamento intestinal regulado.

→ As vitaminas C e E, alimentos integrais e ácidos graxos poli-insaturados (encontrados, por exemplo, em peixes de água salgada e na linhaça) devem ser priorizados devido a excelente quantidade de fibras e fornecimento de energia adequada.

→ Opte por carboidratos de baixo índice glicêmico, que levam mais tempo para serem digeridos e não elevam muito os níveis de açúcar no sangue, evitando variações glicêmicas bruscas e mantendo a energia até a hora da prova.

Alimentos como: cenoura crua, brócolis, espinafre, alface, tomate, nozes, batata-doce e arroz integral são exemplos de alimentos que controlam a glicemia além de aumentar a concentração e a memória.

Comer frutas in natura é importante, pois são ricas em fibras fundamentais para o funcionamento intestinal e otimização da absorção dos nutrientes que atuarão na melhora da concentração.

→ Além disso, realize a prova bem hidratado e não faça mudanças bruscas na sua alimentação.

O que levar

→ Durante a prova, algumas opções de lanches ideais seriam:

  • Barrinha de cereal
  • Chocolate amargo
  • Frutas secas ou in natura
  • Mix de nozes e castanhas
  • Sanduíche mais leve com vegetais.

Veja que todas são opções leves, práticas, que não tomam muito do seu tempo e mantêm a saciedade.

→ Levar água para a prova também é muito importante, já que a hidratação junto com a ingestão dos alimentos adequados ajuda no bom desempenho.

Basta levar uma garrafa de 500 ml, já que o consumo em quantidades mais elevadas pode levá-lo muitas vezes ao banheiro, atrapalhando a sua atenção no conteúdo das avaliações.

Dicas importantes

NUNCA faça a sua prova em jejum ou sem estar bem alimentado.

Ainda que você seja daqueles que não conseguem comer nada quando estão ansiosos, faça um esforço para comer, ao menos, uma refeição leve.

Caso contrário, poderá ter problemas de rendimento, tontura, dor de cabeça e sonolência.

Todos os hábitos de alimentação saudável devem ser praticados para que o cérebro funcione com a melhor performance.

Prepare muito bem sua alimentação para que nada interfira no dia do concurso e boa sorte!

Por fim, NÃO se esqueçam dos sacos transparentes para armazenar o seu lanchinho saudável, porque se você esquecer, os seus nutrientes poderão ficar sob a jurisdição do fiscal da prova.

Até a próxima,

Equipe MapasPro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *