fbpx

Olá, concurseiro!

Essa é para você que está deixando o tempo passar e não anda realizando as tarefas realmente importantes do seu dia.

A Técnica Pomodoro se baseia na ideia de que fluxos de trabalho ou estudo podem ser divididos em blocos para melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

Para saber mais sobre as diversas possibilidades dessa ferramenta de estudos, confira as dicas a seguir que irão te auxiliar a tirar proveito de todas as suas vantagens.

Entendendo a técnica

A proposta é que você cronometre e foque totalmente no que está executando até que chegue o momento de sua pausa. O método consiste em intercalar entre períodos estudados e intervalos de descanso.

Ele foi desenvolvido no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

Assim, seu timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções (mesmo!), mantendo-se 100% focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.

Como eu faço para melhorar o meu estudo do dia a dia?

Esse método é excelente para quem está iniciando a preparação no mundo dos concursos, pois sejamos sinceros: entre estudar e fazer qualquer outra coisa nesse mundo, a nossa mente nos induzirá a querer fazer qualquer outra coisa nesse mundo, certo?

Ao mensurar nossas atividades em Pomodoros, definimos uma meta, que acaba por nos gerar o que é chamado de stress positivo, pois nos sentimos impelidos a cumprir as atividades dentro dessa meta. No entanto, o planejamento sempre deve ser REALISTA!

O Pomodoro ideal

O Pomodoro ideal tem de 25 a 30 minutos focados na tarefa, seguidos de 3 a 5 minutos de descanso. Após 4 Pomodoros você tem um tempo maior de descanso – entre 15 e 30 minutos – zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.

Técnica Pomodoro

Como aplicar a técnica

Escolha, dentre a lista de atividades, aquela que irá realizar;

→ Marque 25 minutos no timer e inicie a tarefa;

→ Mantenha-se estudando até o alarme tocar;

→ Quando o alarme tocar, faça uma pausa de 5 minutos cronometrados e marque um X ao lado da tarefa;

→ Continue a mesma tarefa (ou passe para a próxima quando essa terminar).

Regras

→ Um pomodoro nunca deve ser interrompido;

Se acontecer, ele é considerado nulo (não marque o X) e recomece;

Não existe ½ pomodoro ou pomodoro duplo (respeite o tempo determinado);

→ Quando o tempo acaba, acabou. Interrompa a atividade imediatamente;

→ O timer deve estar numa posição em que a contagem fique visível.

Algumas considerações muito importantes:

Evite todas as distrações durante os 25 minutos de estudo. Durante esse tempo, tenha a sua atenção focada exclusivamente no estudo em que estiver realizando.

Organize-se antes de começar para não ter que interromper.

As pausas são fundamentais para que o nosso cérebro processe e armazene as informações. A pausa rápida, além de promover uma necessária desconexão, possibilita que a mente assimile o que foi aprendido nos 25 minutos anteriores.

Aplicativos úteis para colocar em prática a Técnica Pomodoro

Com os avanços tecnológicos, alguns aplicativos específicos se tornaram grandes aliados para colocar essa técnica em prática.

A seguir listamos os principais do mercado:

  • Be focused/Clear Focus – O aplicativo está disponível apenas para iOS, mas os smartphones e tablets Androids têm uma opção correlata, o Clear Focus. Neles, é possível estabelecer as tarefas que você quer realizar antes de dar start na contagem dos minutos, e assim reunir um histórico do que já foi feito.
  • Pomello – O serviço está disponível para Google Chrome, Linux, macOS e Windows e oferece planos gratuito e pago. O app tem uma peculiaridade: só funciona sincronizado com o Trello. Assim, permite que você aplique o Pomodoro para realizar as tarefas previstas lá, maximizando ainda mais sua eficiência.
  • Focus booster – Oferece tanto a técnica Pomodoro quanto um dashboard com gráficos e relatórios de produtividade. A ferramenta está disponível para macOS e Windows e é paga – mas possui uma versão gratuita limitada e teste de 30 dias.
  • Tomato timer – Não é preciso instalar aplicativos no computador ou celular para utilizar a técnica Pomodoro. É um temporizador que funciona diretamente pelo navegador e está disponível gratuitamente, só precisa de acesso à internet.
  • Tide– Recorrendo à técnica Pomodoro, esse app inclui um temporizador para que o usuário esteja completamente concentrado durante o tempo predefinido. Este app é gratuito e está disponível na versão iOS e Android.

O método Pomodoro é muito simples e não tem nenhum segredo, não é mesmo? Por isso, aplique-o o quanto antes na sua rotina e eleve sua eficácia para outro patamar.

Para isso, não é preciso muito, basta escolher um dos aplicativos sugeridos anteriormente, baixá-lo no seu celular, tablet ou desktop e personalizar o timer de acordo com sua rotina.

Ainda tem dúvidas por onde começar os seus estudos? Confira outras dicas importantes.

Tudo só depende de você!

Esperamos que, com essas dicas e com nossos mapas mentais à sua disposição, seu estudo fique cada vez mais produtivo.

Até a próxima,

Equipe MapasPro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *