fbpx

Olá, concurseiro!

Muitos candidatos não sabem a diferença entre o estudo pré-edital e o estudo pós-edital.

A verdade é que um estudo complementa o outro, e quanto antes você iniciar sua preparação, maior será a sua chance de ser aprovado.

A seguir, listamos algumas diferenças entre o pré-edital e o pós-edital e dicas do que fazer em cada fase.

Pré-edital

Antes da publicação do edital, você deve focar em construir sua base de estudos. Esse é o momento de criar o hábito de estudar, manter um ritmo adequado e ser constante.

Tenha em mente que quem estuda antes da publicação do edital tem como objetivo vencer todo o conteúdo programado, sendo este, em regra, as disciplinas cobradas na última prova.

É necessário que você conheça muito bem o último edital do certame pretendido. Identifique as disciplinas básicas e as específicas, observe quantas questões de cada matéria foram cobradas.

Mesmo sabendo que o próximo edital poderá ter diferenças, o último será o seu melhor referencial.

Outra dica importante é manter-se fiel à sua área de estudo. Não fique mudando de área querendo estudar para concursos totalmente diferentes do que você vinha estudando, muito menos pulando de edital em edital.

Quanto mais focado estiver, mais rapidamente alcançará êxito.

Feito esse levantamento, é hora de montar o seu ciclo de estudos. Dessa maneira, você estudará o necessário, e não só aquilo que quer.

Além disso, o fato de avançar no conteúdo de várias disciplinas ao mesmo tempo minimiza as chances de você se esquecer do conteúdo estudado.

Monte o seu ciclo de estudos com todas as disciplinas do último edital ou, pelo menos, com as mais relevantes para a sua prova, ou seja, aquelas que muito provavelmente estarão no próximo concurso.

Confira outro artigo do nosso blog sobre Ciclo de estudos e saiba a melhor maneira de utilizá-lo na sua preparação!

Pós-edital

pré-edital e pós-edital

E quando sair o edital, o que muda?

O primeiro passo é estudar o edital. É preciso conhecer qual será o conteúdo cobrado e o peso de cada disciplina.

É nesse momento que você definirá sua estratégia, conforme o quanto avançou antes da publicação do edital.

Saiba que, após a publicação do edital, é hora de pisar mais firme no acelerador e aumentar a intensidade dos seus estudos.

Mapeie os tópicos do edital já estudados, identificando aqueles em que você está bem e precisa apenas manter com revisões e questões, bem como aqueles pontos nos quais você ainda precisa se desenvolver e melhorar o seu rendimento. Nesse caso, será preciso dedicar mais energia para evoluir nas suas dificuldades.

Ao pesquisar questões, dê preferência por aquelas realizadas pela banca responsável por realizar o seu certame.

Estudar por meio de questões anteriores é um método muito eficiente, uma vez que, durante a resolução de exercícios você exercita mais o cérebro, amplificando a sua capacidade de memorização.

Por fim, no pós-edital, permaneça realizando revisões frequentemente para não esquecer o conteúdo no dia da prova.

Este é o momento em que o mapa mental se torna seu grande aliado. Por ser uma ferramenta simples, esquematizada, eficiente e que se utiliza de diversos artifícios para ativar a memória (cores, imagens, números etc.), você consegue estudar o assunto de forma COMPLETA e revisar os pontos importantes de forma RÁPIDA.

Saiba como utilizar os mapas mentais para estudar em alto desempenho, aqui.

Agora que você já entendeu as peculiaridades do estudo pré-edital e do estudo pós-edital, é hora de começar a executar.

Não existem segredos ou fórmulas mágicas para elaborar um bom plano de estudos.

Não se cobre demais e nem estabeleça metas que não poderão ser alcançadas. Elabore o plano de estudos com o pé no chão e saiba que é super possível que ocorram imprevistos. O importante é trabalhar com o que você tem à sua disposição e se dedicar ao máximo.

Cada escolha tem o seu tempo, tanto de plantio, quanto de colheita!

Você pode, é só querer e acreditar!

Até a próxima,

Equipe MapasPro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *