Olá, concurseiro!
Estudar para um concurso é algo que demanda tempo e esforço.
Geralmente, a concorrência nas provas é muito alta e cada detalhe pode fazer a diferença.
Sendo assim, utilizar técnicas de memorização para concursos pode fazer com que você saia na frente de muitos concorrentes.
Portanto, é necessário estar com a memória em dia, certo? 😊
Existem diversas técnicas que auxiliam e muito na sua forma de retenção do conteúdo.
Hoje, vamos aprofundar sobre os princípios essenciais da memorização e lhe ajudar a colocar essa técnica em prática nos seus estudos.
Princípios Essenciais da Memorização
Esses princípios são citados no livro “Memória Brilhante” do Tony Buzan. Excelente livro para quem quer aumentar o seu poder de memorização.
Essa técnica, estuda a incrível capacidade do cérebro de se adaptar, permitindo ampliar nosso aprendizado e melhorar significativamente nossa memória.
É possível aproveitar o poder natural da neuroplasticidade (a capacidade do sistema nervoso de modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência) para aumentar as habilidades cognitivas, melhorando o desempenho da memória em qualquer estágio de vida.
Associação e Imaginação
A Associação e Imaginação são a base dos métodos de memorização.
São esses princípios que nos ajudam a reter as informações e a recordá-las sempre que desejamos.
• Imaginação: a imaginação é ilimitada. Quanto mais você estimulá-la, mais irá aprimorar sua capacidade de aprender. Ela estimula os sentidos e nos torna receptivos a novos aprendizados e experiências
• Associação: funciona por meio de ligações entre uma informação e outra, por exemplo: ao pensar em um girassol, podemos vinculá-lo à cor amarela, ao seu formato, locais onde o vemos etc. Desse modo temos a imagem do girassol e de sua localização.
A Associação trabalha em parceria com a Imaginação.
10 princípios essenciais da memorização
Os 10 princípios essenciais da memorização fortalecem a influência que a Imaginação e a Associação exercem sobre a memória a fim de acionar a extraordinária capacidade do cérebro.
- Sentidos
- Exagero
- Ritmo e Movimento
- Cores
- Números
- Símbolos
- Ordem e Padrões
- Atração
- Humor
- Pensamento positivo
Desses 10 princípios, os que mais estão relacionados a Imaginação são:
Já a Associação está relacionada mais fortemente aos seguintes princípios:
Existem três princípios que exercem grande influência sobre os dois hemisférios cerebrais, utilizando, concomitantemente a Imaginação e a Associação:
“A maneira mais eficiente de se lembrar de alguma coisa é pensar nela como uma imagem associando-a a outra já conhecida” Tony Buzan
Você já conhecia algum desses princípios?
Eles são uma forma de colocar as informações no papel de maneira muito parecida com a qual o cérebro as organiza, coletando-as, hierarquizando-as, dando-lhes uma estrutura adequada, armazenando-as e depois facilitando a sua recuperação por meio de revisões objetivas.
Os mapas mentais são excelentes ferramentas para colocar em prática os princípios da memorização. Você pode ler mais sobre eles aqui!
Até a próxima,
Equipe MapasPro.