Descrição
Mapas Mentais e Resumos Esquematizados de:
- Compreensão do significado global dos textos
- Estabelecimento das relações intratextuais e intertextuais
- Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo
- Compreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.
- Identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.)
- Análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo
- Dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto
- Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las
- Reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações
- Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos
- Identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem
- Domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.
- Reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões
- Identificação, em textos de diferentes gêneros das marcas linguísticas que singularizam as variedades
linguísticas sociais, regionais ou de registro
Douglas Siqueira –
Tudo que eu precisava! Muito bom