Olá, concurseiro!
Um dos maiores desafios durante a preparação para concursos é manter a constância nos estudos. E com razão, pois essa é uma jornada árdua e, na maior parte do tempo, solitária.
O estudo para concursos exige planejamento e estratégia.
Quando você montar um cronograma de estudos, pode acontecer que acabe estipulando metas irreais e incompatíveis com as demais atividades que exerce ao longo do dia, acabando desmotivado e frustrado.
Por isso, é importante traçar metas reais e que se encaixem na sua realidade.
A seguir, daremos 5 dicas de como você pode passar por esse processo com menos resistência e mais resiliência.
1- Entenda a importância dos pequenos passos
Para começar a se desafiar, é preciso criar metas. Mas criar metas que sejam alcançáveis para você não se frustrar.
Criar uma meta como passar em um concurso público é algo grandioso e abstrato. A princípio, pode parecer muito distante.
Por outro lado, se você estipula uma meta de estudar 1 hora por dia para uma determinada disciplina, por exemplo, fica um pouco mais fácil, certo?
Conforme você percebe que a sua meta está se tornando um hábito e é fácil de ser cumprida, pode aumentar o grau de dificuldade aos poucos.
2- Largue o perfeccionismo
Já dizia Aristóteles: “Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito”.
Porém, excelência muitas vezes pode ser confundida com perfeccionismo.
E qual o significado de cada um?
Perfeccionismo é querer ser melhor em tudo, sem margem para erros, o que acaba se tornando uma busca incessante, sem fim e frustrante.
Por outro lado, a busca da excelência pode ser considerada fazer o melhor que você pode, todos os dias. É sempre buscar o melhor desempenho dentro da sua realidade, com as suas habilidades, dentro das suas condições, buscando uma melhoria contínua.
3- Constância não é bater meta todos os dias
A constância é uma espécie de força motivacional que nos ajuda a permanecer firmes no propósito de alcançar a meta traçada. Ela é a virtude com a qual conquistamos os objetivos que propomos a nós mesmos.
No percurso até a chegada ao objetivo é natural que apareçam tropeços, e é justamente nesses momentos que a constância “turbina” nossa vontade para superar o cansaço, o desânimo e nos impulsiona a continuar.
Saber onde você está e para onde quer ir é a chave para se mover rumo aos objetivos. Não deixe para amanhã o que você pode estudar hoje.
4- Construa sua identidade
O hábito é um comportamento aprendido, que se repete regularmente, conscientemente ou não.
No processo de aprendizagem, o hábito é um grande aliado.
Sabe-se que não é possível interiorizar um conteúdo do dia para a noite. Por isso, ao manter a constância nos estudos, você assimila melhor a matéria, aperfeiçoa as próprias habilidades, adquire gosto pelo aprendizado e, consequentemente, aumenta o rendimento.
Ir devagar é uma forma de garantir o progresso e evitar o desânimo.
5- Sinta a recompensa
Quando você estimula a ter uma recompensa sempre que termina um desafio (por exemplo, estudar) você cria um hábito, com isso seu aprendizado se torna constante.
A motivação acontece quando você escolhe uma recompensa e determina que só vai recebê-la quando terminar seus estudos.
Quem determina o esforço e a recompensa é você, por isso muito cuidado para não se sabotar. Também se lembre de receber a recompensa somente quando terminar corretamente a meta que você se estipulou.
Ao receber sua recompensa não pense em mais nada, apenas aproveite o momento e fique feliz. Seu cérebro vai associar que esse esforço é sempre recompensado, com isso seus estudos ficarão mais fáceis.
Não se esqueça: o segredo da sua aprovação está na constância da realização das suas metas e na persistência diária.
Para te ajudar a se organizar e manter a constância nos estudos, confira outro artigo em nosso blog com dicas de como utilizar aplicativos para concursos.
Até a próxima,
Equipe MapasPro.